15 de jun de 2018

Leituras de Maio/18

Foi muito bom terminar o mês de maio com 5 livros lidos e três deles, nacionais.
Vamos saber um pouco mais de minhas impressões sobre essas leituras?
1) Jóia Rara - Luis Madureira
O romance tem início com um crime, na casa dos Parker Silva, uma família de empresários do ramo de jóias. A esposa do Sr. Silva, Mônica é encontrada morta, em seu quarto e a culpa recai sobre o marido, pois os dois viviam em eternas discussões à vista de todos. Mas, nenhum crime é tão óbvio assim e essa história pode ter uma reviravolta, depois do casamento de sua filha Sheila, com o misterioso Cido.
Para organizar a festa, Alva, filha de empresário do ramo de construção e que tem uma empresa de eventos. Estabelecida em São Paulo, ela tem que se deslocar para o Rio de Janeiro para organizar uma festa de casamento, mas, não sabe ela em que confusão irá se meter sendo contratada pelos Parker.
Eu passei dias curiosa para saber o que aconteceria na sequência desse romance policial muito fluido, nada muito difícil de imaginar, mas a trama em si, envolve o leitor que é quase impossível largar o livro. O romance tem uns tons picantes com o surgimento de Alva, uma mulher linda e que se veste para provocar os homens, mas mantendo em si uma certa moral e um espírito de justiça e de honestidade que faz com que a gente se apaixone pela personagem.
Gostei muito desse livro e recomendo a quem gosta de um bom romance policial brasileiro.
Eu dei 4 ✫ e gostei bastante da escrita do Luis Madureira.
2) O Corpo Marcado de Giz - Oscar Calixto
O livro conta a história de um jovem médico boêmio, Dr. Gustavo Flávio e de sua rotina de trabalho como cirurgião, além de sua vida de lazer com vários amigos e amigas.
Dr. Gustavo, ou "Gusta", para os íntimos, é quem narra sua própria história e nos faz refletir sobre grandes questões da existência.
No meio da leitura aparece a leitura de outro livro, feita pelo jovem médico, escrito por um amigo que há muito tempo não vê, mas que mexe com a dinâmica do livro principal. Os códigos e enigmas fazem a gente ir descobrindo com o narrador, as pistas deixadas. Isso até certo ponto foi muito bom, mas no decorrer dos outros capítulos ficou um pouco cansativo, mas o livro não perdeu o seu charme e seu objetivo.
O final nos leva a concluir que nem sempre o status sonhado é o que nos dá felicidade, mas o seu desfecho é muito bom e eu deixo para que vocês descubram durante a leitura.
Dei 4 ✫ apenas por causa dos enigmas e códigos do outro livro narrado pelo Dr. Gustavo. Mas, a leitura vale muito a pena e o final é maravilhoso!
3)A Filha do Norte - Luísa Soresini
Fazia muito tempo que eu tinha trocado esse livro no Skoob, gostei da sinopse e queria conhecer mais de perto os livros de fantasia nacionais. Esse foi o meu primeiro e não me arrependi nenhum pouco.
Gostei tanto desse primeiro, que assim que terminei tive que comprar o e-book para ler a sequência da história, não ia aguentar ficar esperando o livro chegar pelos correios, ou poder sair para comprá-lo numa livraria física.
É uma história até um pouco infantil, mas que mantém o leitor concentrado. Acredito que ele tenha sido pensado para o público infanto-juvenil, mas eu acho que pode agradar a todas as idades.
Michelle é a protagonista desse livro, juntamente com oito irmãos que vivem num casarão, aparentemente abandonado. Eu quase roí todas as unhas acompanhando o ritmo e o desenrolar dos relacionamentos que Michelle conquista à medida que vai descobrindo os mistérios desse casarão. É muito fácil gostar da protagonista e de ficar do seu lado, na sua luta para descobrir todos os enigmas que vão surgindo.
Dei 5 ✫ a essa leitura, que foi uma das melhores do mês de maio.
4) Vozes de Tchernóbil - Svetlana Aleksiévitch

"O comportamento do Estado, por outro lado, é de pura vigarice, abandonou essa gente por completo."

E a dureza que encontrei na leitura de Svetlana, não se resume ao sofrimento dos relatos, mas na certeza de que o Estado nunca fica do lado dos mais fracos e que apenas se utiliza deles para chegar aonde eles sonham chegar. A população é apenas um número sem rosto. O Estado que seu apoio e seu sangue, mas está pouco se importando com o seu sofrimento.
Tantos relatos tristes só me fizeram ver como o povo soviético foi forte e sofreu suas dores com dignidade, heroicamente... Talvez, por não ter ideia da monstruosidade que teriam de enfrentar.
Meu profundo respeito por esse povo, o que resultou em 5✫ para essa leitura. 
5) O outro cão que guarda as estrelas - Takashi Murakami
Esse mangá é a continuação de O cão que guarda as estrelas, que vai contar a história de Happy, um outro cãozinho da primeira história.
Nesse segundo mangá, algumas partes do enredo se entrelaçam e as imagens são menos tristes, apesar de toda a carga emocional que ainda carregam em si. É um mangá para pessoas que gostam de animais e entendem a importância deles em suas vidas e de como a amizade desses bichinhos podem transformar nossas vidas, por piores que sejam.
Eu gostei demais e apenas não dei 5✫ porque acho que os diálogos são colocados em balõezinhos muito pequenos, o que dificulta a leitura para muita gente. Mas, ele fica com 4✫ e com gostinho de saudade. História de estrema delicadeza. Recomendo demais!

Essas são as minhas 5 leituras do mês de Maio. E vocês? O que leram? Contem aí...

Grande abraço,
Drica.