1 de set de 2017

PROJETO SETEMBRO AMARELO 2017


Blog Livros da Nane
Gente,

Assunto sério demais para a gente conversar:

Depressão e Suicídio

Vamos parar um pouco em pensar no que podemos fazer de bom para mudar a realidade de tanta gente que se sente vazia, sem rumo, sem saída e escolhe ir embora cedo demais!!!
Os que chegam a cometer o suicídio já se foram e deixaram a dor da família que não entende como poderia impedir o seu ente de cometer o ato em si.
Mas, não é apenas isso, tem muita gente por aí, vivenciando outra morte silenciosa: a depressão, que vai matando aos poucos a qualidade de vida de quem convive com o problema diariamente e não enxerga nenhuma solução! É preciso falar sobre o assunto e nos ajudarmos mutuamente para que a gente possa reduzir ao máximo esse tipo de doença silenciosa, mas que dá seus sinais.

Por isso, esse mês eu quero abraçar com todos os que eu puder essa causa nobre e bem vinda de falar sobre o assunto da maneira que puder fazer! Alguns promovem caminhadas, outros promovem eventos com palestras, outros reúnem ciclistas. Cada um quer dar sua contribuição e isso é bom demais, pois ajuda as pessoas que estão convivendo com o problema.
Encontrei no Blog Livros da Nane, uma iniciativa, dentro do Clube do Livro, uma forma de acompanhar essa campanha e fazer algo dentro de nossas possibilidades para debater sobre o assunto. Vou deixar o link aí no nome do blog para quem tiver interesse de conhecer e participar. Vamos nos engajar nessa?
Quero apenas dar alguns pequenos detalhes que eu pesquisei na internet sobre esse mês de mobilização e como podemos ajudar!
Blog Papo de Elevador
O Setembro Amarelo é uma campanha que visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio. Essa campanha acontece desde 2014, e há uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio!

Imagem retirada da internet


A iniciativa em relação à campanha aqui no Brasil, foi do CVV (Centro de Valorização da Vida) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em 2014, como dito no início da postagem, na cidade de Brasília.

Voltando ao Clube do Livro, quero dizer que vou participar lendo um livro de capa amarela que trata de um assunto relacionado com o tema depressão que é o livro: O papel de parede amarelo.

Quem quiser participar dessa mobilização lendo e debatendo o tema com a gente, durante o mês, sinta-se convocado. É só acessar a postagem pela primeira imagem desse post que vai te direcionar para o blog em questão e lá tem tudo o que você deve fazer.

Eu só posso agradecer a quem se sentir tocado a fazer algo de positivo para mudarmos essa realidade!
Grande abraço,
Drica.