28 de dez de 2017

Um Cântico de Natal - Charles Dickens - Leitura Compartilhada

Tìtulo: Um Conto de Natal
Autor: Charles Dickens
Ano: 2003 / Páginas: 146
Idioma: português
Editora: L&PM
Classificação: ✰✰✰✰✰

Sinopse:
"Um Conto de Natal" do britânico Charles Dickens (1812-1870) é uma das histórias mais famosas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas.

A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes e televisionado; adaptado para o teatro e para crianças. Transformado em desenho animado e HQs. A figura e o personagem de Scrooge teve vários descendentes literários, um dos mais célebres é o Tio Patinhas de Walt Disney: "Uncle Scrooge McDuck" em inglês.

❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆

Quem nunca ouviu falar em Tio Patinhas, um dos mais conhecidos personagens da Disney? Pois é, eu passei minha vida toda lendo quadrinhos da Disney e acompanhando a vida desse velho rico e rabugento, além de pão-duro incorrigível! Vim descobrir nessa leitura compartilhada a origem de sua história.
Como foi lido na sinopse acima, Scrooge é um velho pão-duro e rabugento que vive um Natal como tantos outros em sua vida, um Natal cinzento e frio, semelhante ao seu próprio coração que se esvaziou dos sentimentos mais nobres para dar lugar à avareza e à solidão do homem que tem todas as coisas e ao mesmo tempo não possui muito mais do que apenas dinheiro.
Dickens cria uma história envolvente e cheia de suspense que começa com a visita inusitada do sócio do Scrooge, falecido há 7 anos.
Na sequência, ele recebe nessa mesma noite, a visita de outros 3 espíritos que vão tentar lhe abrir os olhos para o tipo de vida que escolheu e aonde pode levá-lo!
Eu nunca li Dickens, pelo menos que me lembre, mas fiquei apaixonada por este conto, tanto, que mesmo fazendo a leitura no Kindle, fiz  questão de adquirir dois exemplares do livro físico.
 Essa, foi uma leitura compartilhada com uma turma muito boa, um Clube de Leitura idealizado pela Cíntia, do Canal Biblioteca de Gaia e da Leila Cardoso, do canal Livros & Scraps. Já havíamos feito outras leitura, mas essa, foi especial e fortaleceu nossos laços de amizade literária, tanto, que já estamos planejando o novo ano de 2018 com outra leitura muito aguardada por todos. Hoje, somos em número de 17 leitores e fico muito feliz em participar dessa turma!

Se você ainda não leu Um Cântico de Natal do Dickens, convido você a ler e se deliciar com essa obra magnífica que parece uma história infantil e despretensiosa, mas que tem muito mais a falar do que apenas o que está impresso nas letras.
Vamos ler mais em 2018? Vem com a gente. Abaixo, deixo os links e canais das pessoas que estão participando do grupo. Sejam bem-vindos!

Grande Abraço!

Feliz Natal!

Feliz Ano Novo!

Drica.


❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆❆

*Links de Canais, Blogs e outros*


*- Adelia - Adéia Leu -  
@cintiaglins

*- Drica - Livros e Ideias da Drica http://testelivroseideias.blogspot.com.br/
 @dricatatu

*- Lígia - @lygiambrosio

*- Renata-* @renatasjcsilva

*- Rosiane -

*- Trisha - Reticências Blog -  
@relivrando

*- Shirley - 1000 Vidas, Ler e Reverberar -  
https://www.youtube.com/channel/UCfaxW986eVIcmUgM66XNsQg
@leilacardoso

*- Nadia - @nadiasrodrigues

*- Sarah -
*- Adriana - @resuminuto

*- Bruno Luiz - Mundo das Leituras -  

*- Meiryellen -  @meiriellennascimento