27 de jun de 2017

3#. Para ler mais e melhor: Um encontro emocionante com a leitura! VELOCIDADE


2. VELOCIDADE

Você pode pensar: "Não me preocupo com a velocidade de minha leitura. Leio no meu ritmo, sem pressa." Ok. Se você estiver bem no seu ritmo, para que correr? Mas, pense nas pessoas que além de ler por prazer precisam estudar e trabalhar com muita informação... Como fazer para aumentar o ritmo da leitura, sem perder a qualidade do que está se lendo?


Os leitores vorazes que precisam cumprir suas metas, ou pessoas que trabalham com resenhas de muitos livros em seus blogs e sites precisam utilizar algumas ferramentas que os ajude a ler mais e melhor e a gente vai falar aqui sobre isso. Vamos lá?

1 - MANTENHA O FOCO NA VELOCIDADE


Faça um teste por alguns dias, focando na velocidade de sua leitura. Se precisar, utilize algumas das técnicas já vistas no tópico CONCENTRAÇÃO, providenciando um ambiente tranquilo e livre de distrações. Procure forçar o ritmo até um ponto que seja confortável para sua leitura. A prática vai aumentando progressivamente a velocidade.

2 - GUIE-SE


Procure guiar sua leitura com o dedo, uma caneta, régua ou folha de papel, deslizando linha por linha para não se perder.

3 - PROCURE NÃO VOLTAR


clique para ir para a página do autor

Tente não retornar muitas vezes para ler o que já foi lido.

4 - AMPLIE O SEU CAMPO DE VISÃO

Clique para ir para a página do autor

Coloque a sua leitura numa distância ideal para que você possa ver sem dificuldade toda a extensão do que está lendo, sem movimentar muito os olhos de um lado para o outro. Movimente os olhos de forma inteligente e produtiva, o menos possível.

5 - NÃO LEIA EM VOZ ALTA

Clique para ir para a página do autor

A leitura em voz alta, ou para si mesmo, reduz a velocidade da leitura em cerca de 250 palavras por minuto. Quando você fala, o que você pensou, ou compreendeu da leitura, já foi processado em seu cérebro.
Todas essas dicas têm o objetivo de reduzir o movimento dos olhos, um dos inimigos da leitura rápida. A razão é a mesma de quando evitamos ler em voz alta, pois o movimento dos olhos é mais lento do que a velocidade de processamento da compreensão das palavras no cérebro.



Agora, mãos à obra! Precisamos exercitar as dicas para poder aperfeiçoar o método até o ponto que ficar produtivo e confortável para uma leitura de qualidade e com o ritmo desejado. Boa sorte a todos!


Grande abraço,

Drica.


Outras Postagens sobre Leitura que estão ligados a este: