3 de ago de 2016

Escrita Magnífica = Leitura Mágica

Não é de hoje a fome do homem de querer se fazer entender, ou de criar histórias e estórias que levem outros homens a sonhar com situações diferentes daquelas que vivenciamos todos os dias.


Esse é o ambiente favorável para todo bom escritor trabalhar nos seus escritos. A leitura é mágica quando o escritor alcança a meta de fazer com que o seu leitor se transporte para o enredo de sua história e possa chorar e sorrir com seus personagens. Não é tarefa fácil alcançar esse objetivo. Quantos bons escritores não tiveram, antes de lançar suas obras mais célebres, o desprazer de criar histórias que, nem eles mesmos puderam penetrar. Qual é o segredo? Trabalho? Empenho? Disciplina? Inspiração?


Eu me atrevo a dizer que é um pouco de cada um desses pontos. O trabalho deve ser desempenhado sem medo, buscando encontrar caminhos que carreguem o leitor pelo braço para o desfecho final da história, como se ele pudesse entrar num labirinto, seguindo a orientação de quem escreve. O empenho de tentar descobrir o que o leitor espera, sem que para isso, você tenha um enredo sem nexo e desconectado dos fatos que constroem a história em si. Disciplina de tentar e tentar, e não desistir, pois na composição do caminho quem escreve deve fazer todas as tentativas possíveis para tornar a orientação leve e, ao mesmo tempo, intensa. Inspiração, para poder colocar as palavras certas, na hora certa e de forma MÁGICA para amarrar todas as pontas da história e criar um vínculo perfeito entre Escritor - Livro - Leitor.


A leitura mágica e a escrita magnífica devem caminhar juntas sempre! Essa é a minha opinião como leitora. Não precisa ser mirabolante, mas precisa ser cativante e nos levar a sonhar e viver numa dimensão diferente da que vivemos, histórias que não são nossas, mas que moram dentro de nós!


Para complementar esse post, vou deixar para quem quiser responder 5 perguntas a respeito do assunto:


1ª) Qual foi o livro que você leu recentemente que você classificaria como Leitura Mágica?


2ª) Quanto tempo você é capaz de ler quando gosta da leitura que está fazendo?


3ª) Você é mais propenso a gostar dos vilões ou dos heróis das histórias que você lê?


4ª) Você prefere ler livros que terminem do jeito que você imagina, ou que te surpreendem, mesmo que de uma forma trágica?


5ª) Cite 2 autores que você ama e diga o porquê.


Abraços,

Boa leitura a todos!